segunda-feira, 9 de abril de 2012


Tipos ou formas de comércio

O comércio retalhista organiza-se de várias formas, de forma a obter melhores resultados.
                                                                                                  
 Comércio independente:
·       É constituído na grande maioria das vezes por empresas familiares, de dimensões relativamente pequenas, onde empregam um número reduzido de trabalhadores.

·       Este comércio encontra-se espalhado por centros habitacionais, junto dos consumidores ou em pequenos centros urbanos.

·       O ponto de venda dedica-se, em geral á comercialização de um tipo de produto.

 Exemplo: Lojas de roupa, lojas de ferramentas, minimercados ou até comércio ambulante.


Comércio Associado:


·        Compreende empresas que mantêm a sua independência jurídica, associando uma ou mais actividades, de modo a obter vantagens, e a competir com o comércio integrado.

·        Têm como objectivo efectuar compras em conjunto e obter preços mais baixos, devido ao grande volume de compras.

·         Podem desenvolver operações promocionais de maior escala, conhecer melhores mercados e gerir mais racionalmente os stocks.


   Exemplo: Cooperativas de produtos alimentares, ou de produtos agrícolas.



Comércio Integrado:


·         Devido á sua grande dimensão, reúne as funções grossista e retalhista, explorando cadeias em pontos de vendas identificados pela mesma insígnia, e, aplicando políticas comuns de gestão.

  Exemplo: Supermercados Pingo Doce, a worten, a vobis, etc.


Dentro do comércio integrado temos:

    Os grandes armazéns - são sociedades que oferecem no mesmo local diferentes categorias de produtos, arrumados em secções, funcionando cada secção como se tratasse de uma loja especializada. Neste tipo de lojas, o consumidor encontra uma variedade de produtos, num mesmo edifício, o que se torna mais cómodo.

   Exemplo: O Corte Inglês


    Os armazéns populares - são sociedades que se dirigem a consumidores de menor poder de compra ou que pretendem gastar menos. Apresentam uma variedade de produtos mais reduzida, vendendo em geral em livre serviço, com o objectivo de reduzir os custos e oferecer preços mais baixos.

   Exemplo: Lojas Paga pouco, mini preço.
  
    As grandes superfícies - são lojas de grande dimensão, oferecendo uma variedade e diversidade de produtos, sobretudo bens alimentares e de higiene.
   Exemplo: O Continente.
  
    As grandes superfícies especializadas - são lojas de grande dimensão, dirigidas para a mesma gama de produtos.
   Exemplo: FNAC, especializada na área de livros e música;
                    Staples, especializada na área de artigos para o escritório.


  O franchising - são empresas que embora se mantenham jurídica e financeiramente independentes umas das outras, estão ligadas por contrato à sociedade mãe, aplicando políticas comuns.
   Exemplo: Benetton, McDonald’s.


 



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